Cidadão do Povo
Mauricio Dias

Fonte: CN - Foto: Irineu Júnior/ Secop Suzano

Mais um grupo de profissionais do programa Mais Médicos desembarcou na Bahia na última segunda-feira (9). São 116 profissionais brasileiros formados no exterior, que vão atuar na rede de atenção básica de 71 municípios e em um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). No estado, 1.554 médicos já atuam pelo programa do Ministério da Saúde.

Segundo informações do Ministério da Saúde, durante o mês de setembro, os novos médicos passaram pelo módulo de acolhimento realizado em Brasília. Nesse período, os profissionais participaram de oficinas educacionais sobre temas diversos, como legislação referente ao Sistema Único de Saúde (SUS), protocolos clínicos de atendimento do SUS, língua portuguesa e código de ética médica. Depois dessa etapa, os intercambistas passaram por uma avaliação de conhecimento, que é necessária para a aprovação do profissional participante.

Desde novembro de 2016, o Ministério da Saúde abriu oportunidades para a substituição de médicos da cooperação com a OPAS. Para preencher as vagas, foi feito um levantamento para ver quais cidades atendidas por profissionais cubanos poderiam atrair brasileiros. A expectativa é realizar quatro mil substituições em três anos, tornando a iniciativa mais autossuficiente. Até o momento, mais de 1.000 postos foram substituídos por brasileiros. Na região estarão sendo contemplados os seguintes municípios: Jacobina (3 médicos); Campo Formoso (2); Filadelfia (1); Morro do Chapeu (1); Mulungu do Morro (1); Ourolândia (1) e Queimadas (1). 

Confira relação das cidades que vão receber o programa:

Um homem encostado num beco, espiando a equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) fazer o Serviço de Investigação de Local de Crime (Silc), no São João do Cabrito, era nada mais, nada menos, que o autor do crime. Erivaldo Conceição Santana, 36 anos, matou um homem de prenome Carlos e jogou o corpo num local utilizado como depósito de lixo naquele bairro.

O delegado Antônio Alberto de Teixeira Montenegro, responsável pelo caso, contou que percebeu a presença estranha do homem e resolveu abordar. "Estávamos analisando o corpo e as evidências quando notei este indivíduo olhando de maneira suspeita. Quando cheguei nele percebi uma chave no bolso, que logo depois descobri ser da casa da vítima", contou o policial, acrescentando que logo depois Erivaldo confessou.

"Ele contou que usou um botijão de gás para cometer o crime. Por encontrarmos o corpo num local utilizado como depósito de lixo, alguns imaginaram que se tratava de uma vítima de esquartejamento, o que não procede", explicou Montenegro. O delegado acrescentou que o criminoso foi autuado em flagrante por homicídio e fica à disposição da Justiça. Foto: Divulgação

Uma carreta carregada com cerca de 30 mil pares de calçados falsificados foi apreendida nesta segunda-feira (24) Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Ribeira do Pombal, na região nordeste da Bahia. A mercadoria foi descoberta durante uma fiscalização no KM 170 da BR-110, por volta das 15h30. O valor estimado do volume apreendido ultrapassa a marca de R$ 1 milhão. Segundo a PRF, ao avistar os policiais fazendo abordagens, o motorista da carreta tentou contornar o trevo para não ser parado. A atitude chamou a atenção da equipe que fazia à fiscalização.

Inicialmente, o condutor alegou que estava viajando vazio, mas ao erguer a lona que cobria a carroceria do veículo, os policiais viram que ele transportava os calçados, sendo a maioria de falsificações de marcas famosas. Apenas uma pequena parte, cerca de 5% da carga, era de produtos verdadeiros com nota fiscal.  

O motorista admitiu conhecer a natureza da carga que levava e revelou ter pego a mercadoria na cidade mineira de Nova Serrana, localizada no oeste do estado, conhecida como importante polo calçadista, mas que também produz falsificações. A carga seria distribuída em diversas cidades do Nordeste, sendo o último destino a cidade de Fortaleza, no Ceará. A ocorrência foi encaminhada para a Receita Federal, que dará destinação à mercadoria falsificada. O motorista foi levado para a delegacia de polícia judiciária para prestar esclarecimentos sobre o crime de violação de direito autoral. Correio - Foto: Divulgação/PFR

No início da noite desta segunda-feira (3), aconteceu um acidente na BA-130, entre os municípios de Mairí e Várzea da Roça. Um veículo Fiat Strada, de cor branca, conduzido por Demésio Silva de Assis, conhecido como Dedé, de 35 anos, colidiu contra um animal na pista, quando seguia de Várzea da Roça para Mairí.

Dedé é funcionário da loja Móveis Colorado. O veículo ficou com farol e para-brisa quebrados, capô, teto e para-lama amassados e outros acessórios danificados. O seguro já foi acionado. O acidente aconteceu perto do Posto Planalto, quando Dedé estava retornando para casa depois de fazer entrega de móveis. Por sorte, ele nada sofreu. Já o animal, ficou ferido. Fonte: Blog do Agmar Rios

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será interrogado pelo juiz Sérgio Moro, responsável por ações da Lava Jato na primeira instância da Justiça, nesta quarta-feira. A audiência deve começar às 14h na sede da Justiça Federal em Curitiba. É o primeiro depoimento de Lula na presença de Moro e na condição de réu.

Neste processo, Lula é acusado de receber R$ 3,7 milhões em propina, de forma dissimulada, da empreiteira OAS. Em troca, ela seria beneficiada em contratos com a Petrobras. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a OAS destinou ao ex-presidente um apartamento triplex, em Guarujá (SP), fez reformas neste mesmo imóvel e também pagou a guarda de bens de Lula em um depósito da transportadora Granero.

O MPF denunciou o ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em 14 de setembro 2016. Seis dias depois, a Justiça aceitou a denúncia, e Lula e outras sete pessoas viraram réus (veja a lista completa). Entre eles, estava a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu em fevereiro deste ano. Desde que foi denunciado, Lula tem negado o recebimento de propinas e o favorecimento da OAS na Petrobras. A defesa diz que o MPF não tem provas que sustentem a denúncia. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Até o dia 2 de maio, o eleitor que não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições ou não pagou as multas correspondentes deve regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. Após esse prazo, essas pessoas correm o risco de ter o título cancelado, lembrando que a legislação considera cada turno de votação um pleito diferente para efeito de cancelamento.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o país, mais de 1,8 milhão de eleitores estão com seus títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições. Em São Paulo (SP), esse número chega a 118.837 eleitores; no Rio de Janeiro (RJ) o total é de 119.734; em Belo Horizonte (MG) são 26.570; em Salvador (BA) esse número é de 31.263; e em Porto Alegre (RS), 18.782.

O cancelamento automático dos títulos de eleitores ocorrerá entre 17 a 19 de maio de 2017. Os eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não necessitam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação. Para fazer a regularização, no cartório eleitoral, o eleitor deverá apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa. Foto: Divulgação/TSE

Os nomes do prefeito ACM Neto (DEM), do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner (PT) e do ex-ministro Geddel Vieira Lima (DEM) aparecem na lista do ministro Edson Fachin, no Supremo Tribunal Federal (STF), de políticos que não têm foro privilegiado, mas que foram citados durante a investigação da Lava Jato.

Eles estavam na lista enviada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em março deste ano, para o STF. Fachin indiciou nesta terça-feira (11), políticos com foro privilegiado, mas cabe as instâncias inferiores decidir se as citações as demais pessoas merecem ser investigadas, anexadas a alguma investigação em curso ou serem arquivadas por falta de provas.

O STF não detalhou em que contexto cada pessoa foi citada, apenas divulgou a lista de nomes mencionados nas mais de 200 petições. O jornal Valor Econômico disse que o nome de ACM Neto aparece em delações da Odebrecht. Segundo o Ministério Público, André Vital Pessoa de Melo e Benedicto Barbosa da Silva Júnior teriam citado pagamento de contribuição eleitoral não contabilizada para o democrata baiano nas eleições de 2012 para a Prefeitura de Salvador. O processo dele vai tramitar no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Já o ex-governador da Bahia Jaques Wagner será investigado pela Justiça Federal da Bahia e na Justiça Federal do Paraná, junto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lista de Fachin ainda com o nome de 12 políticos baianos, como a  senadora Lídice da Mata (PSB-BA). A Tarde - Foto: Reprodução

O presidente Michel Temer embarca nesta sexta-feira (10) para Campina Grande, na Paraíba, onde fará uma visita ao Complexo Multimodal Aluízio Campos. A expectativa é de que a visita tenha início por volta das 11h30. De lá, o presidente irá aos municípios de Sertânia e de Monteiro, na divisa entre Pernambuco e a Paraíba, para ver a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco.

O Complexo Multimodal Aluízio Campos é uma área onde serão instalados diversos empreendimentos comerciais, industriais, científicos e tecnológicos, além de empresas do setor de logística. Localizado próximo a terminais rodoviários, aeroviários e portuários, além de ferrovias, gasoduto e às BRs-104 e 230, o complexo representará facilidades para o escoamento do que for produzido na região.

Durante a cerimônia, Temer assinará ordem de serviço para a adequação de capacidade da BR-230, trecho Cabedelo-Oitizeiro. As obras na rodovia, ao longo de 28 quilômetros (km), vão envolver a criação da terceira faixa em alguns pontos e a construção de viadutos e passarelas. De acordo com o governo, o investimento total será de R$ 255 milhões. EBC

Uma menina de 13 anos morreu na tarde desta quinta-feira (9), após ser baleada na cabeça, dentro da casa onde morava, no bairro Campinhos, na cidade de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, o namorado da jovem teria sido o autor do crime. Ainda conforme a PM, vizinhos da vítima relataram que ela estava grávida. Testemunhas contaram que a vítima discutia com o suspeito, quando o rapaz atirou nela e depois fugiu do imóvel. Ainda não há informações sobre a identidade do suspeito.

A PM informou que agentes da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizam buscas na região, à procura do namorado da adolescente. Até o fechamento desta reportagem, o suspeito ainda não havia sido encontrado. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, onde será periciado. O caso será investigado pela Polícia Civil. globo.com - Foto: Reprodução/Blog do Anderson

Na disputa do Campeonato Baiano 2017, o Jacobina Esporte Clube segue procurando reforços para a temporada. No último domingo (5), o clube anunciou a contratação do atacante Itacaré, revelado nas divisões de base do Vitória e que estava no futebol de El Salvador. Foto: Reprodução/Youtube

Estudo divulgado nesta quarta-feira (25) pela entidade Transparência Internacional aponta que o Brasil fechou o ano de 2016 em 79º lugar entre 176 países em ranking sobre a percepção de corrupção no mundo. Além do Brasil, estão empatados em 79º lugar Bielorrússia, China e Índia.

O ranking leva em consideração a percepção que a população tem sobre a corrupção entre servidores públicos e políticos. Quanto melhor um país está situado no ranking, menor é a percepção da corrupção por seus cidadãos.

A pontuação do ranking vai de 0 (extremamente corrupto) a 100 (muito transparente). Segundo o estudo da Transparência Internacional, o índice brasileiro em 2016 é 40 – dois pontos a mais do que em 2015, quando foi 38. Apesar da melhora na pontuação, em 2016, o Brasil caiu três posições em comparação com 2015. Foto: Reprodução

O traficante Israel Silva Santos, de 20 anos, o Ás de Ouro do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foi preso, nesta quarta-feira (11), no bairro de Portão, em Lauro de Freitas.  Israel, conhecido como Neném, comandava o tráfico nas localidades de Arembepe, Portão e Praia do Forte, além de ser responsável por homicídios ocorridos nessas regiões.

Conduzido à sede do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Neném foi preso por volta das 8 horas, quando equipes da Rondesp RMS receberam uma denuncia anônima informando que o traficante estava se deslocando de ônibus para Buraquinho. Ao descer do veículo, ele foi abordado e preso. Neném, que possui mandado de prisão preventiva em aberto pelo assassinato de Iago Batista de Souza, ocorrido em 25 de outubro de 2015, em Arembepe, seguirá para o sistema prisional. Fonte: Ascom/PC

As autoridades colombianas apresentaram nesta quarta-feira (1), em Medellín, as primeiras conclusões sobre o acidente aéreo do voo que transportava a Chapecoense até a cidade para jogo contra o Atlético Nacional, pela final da Copa Sul-Americana. Segundo o Secretário Nacional de Segurança Aérea da Colômbia, Freddy Bonilla, a aeronave da companhia boliviana LaMia estava sem combustível no momento do choque, o que indica a possibilidade de ter existido nos instantes anteriores uma pane elétrica.

"Podemos afirmar claramente que o avião não tinha combustível no momento do impacto. Uma das hipóteses com que trabalhamos é que como o aeronave não tinha combustível, os motores se apagaram e houve pane elétrica, como foi relatado pelo piloto para a torre de controle", disse Bonilla em entrevista coletiva no aeroporto Olaya Herrera, no centro da cidade. De acordo com Bonilla, a ausência de combustível é uma desobediência grave às regras do transporte de passageiros.

A Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Olívia Santana, por meio do Projeto Inclusão Social e Produtiva para Mulheres Trabalhadoras Rurais, estará em Jacobina  para fazer a entrega de certificados a agricultoras da região de Jacobina.

O evento  que acontecerá nesta quinta-feira (24), no povoado de Queimada Velha, contará também as presenças de técnicos e assessores da  secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, além de representantes de associações e cooperativas produtivas locais. Foto: Divulgação

Um engavetamento envolvendo três carretas e um veículo Pajero,  deixou duas pessoas mortas e uma ferida, na tarde de quarta-feira (9), por volta das 15h, na BR-101, no trecho do município de Conceição do Jacuípe.

De acordo com informações , morreram o motorista de uma das carretas e o condutor da Pajero, o Jacobinense Sérgio Murilo, que com a colisão, ficou preso às ferragens, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.



A esposa do motorista de uma das carretas,  que morreu na batida,  foi levada em estado grave para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Os condutores das outras carretas não sofreram ferimentos.

Um dos motoristas de carreta José Manoel Dantas, de 47 anos, disse que o acidente aconteceu depois que as carretas, que seguiam sentido Conceição do Jacuípe, precisaram parar devido a obras do Departamento de Estradas e Rodagens (Derba) na rodovia. A Pajero que Sérgio dirigia estava parada na fila de veículos quando outra carreta chegou muito rápido no local e não conseguiu frear imprensando a Pajero de Sérgio.



O Corpo de Bombeiros foi chamado para prestar socorro às vítimas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também esteve no local para controlar o trânsito. Sérgio Murilo era Jacobinense mas residia em Feira de Santana. Segundo amigos ele estava retornando de viagem para casa quando o acidente aconteceu.  Bahia Acontece - *Com informações e fotos, Berimbau Notícias

Um homem acusado de abusar sexualmente da enteada de 12 anos e das filhas de oito, dez e 11, foi preso em Feira de Santana, na manhã desta quinta-feira (3).  Moisés de Jesus da Silva, de 33 anos, foi detido quando estava na praça do bairro Tomba, por volta das 10h30. Investigadores da 1ª Coorpin (Coordenadoria de Polícia do Interior), de Feira de Santana, cumpriram um mandado de prisão preventiva contra ele. De acordo com informações da polícia, o crime ocorria na residência do acusado, no bairro Santo Antônio dos Prazeres, durante a noite. Moisés será encaminhado ao Presídio regional de Feira de Santana, onde aguardará julgamento. Foto: Divulgação/1ª Coorpin de Feira de Santana

Na manhã desta terça-feira (11), foi deflagrada pelo Ministério Público da Bahia, a terceira fase da “Operação Adsumus” para cumprir dois mandados de prisão e oito de busca e apreensão e ocorre por meio de promotores de Justiça da comarca de Santo Amaro e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco).

Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e do Departamento de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil (Draco), a operação acontece nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Ipirá, Muritiba, Lauro de Freitas e Santo Amaro. Também foram cumpridos dois mandados de condução coercitiva.

Duas pessoas que seriam presas estão foragidas e outras duas que são alvos da condução coercitiva ainda não foram encontradas. Os resultados da operação vão ser apresentados às 10h, na sede do MP localizada no bairro de Nazaré.

Segundo os promotores de Justiça, as conduções coercitivas têm o objetivo de coletar elementos probatórios sobre a atuação dos conduzidos nas empresas que figuram como sócios, além do envolvimento dos mesmos com os outros investigados e outras empresas envolvidas no esquema irregular de contratação de obras, locação de maquinário e realização de serviços públicos, que causou um dano de mais de R$ 24 milhões aos cofres de Santo Amaro.

As investigações realizadas pelos promotores de Justiça têm o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) e do Centro de Apoio Criminal (Caocrim), do Ministério Público estadual. TB - Foto: Divulgação/PRF

O sorteio do concurso 1.859 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 36 milhões para quem acertar as seis dezenas nesta quinta-feira (22). O sorteio ocorre logo mais às 20h (horário de Brasília), em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG).

O sorteio extra faz parte do especial "Mega-Sena da Primavera" e alterou o calendário dos demais sorteios desta semana: o concurso 1.858 ocorreu na terça (20), o próximo, 1.860, será no sábado (24).

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 270 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 16 mansões no valor de R$ 2,2 milhões cada, ou montar uma frota de 55 carros de luxo.

Começa nesta segunda-feira (19) uma campanha nacional de "multivacinação" que incluirá, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas. O esforço de vacinação vai até o dia 30 de setembro.

Para realizar as imunizações, o Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras das 14 vacinas para os postos de saúde de todo o país. Serão cerca de 36 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde envolvidos nos 12 dias de mobilização. As doses já estão normalmente disponíveis de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS), em qualquer posto. O objetivo principal da campanha é estimular que os pais levem os filhos para pôr em dia a carteira de vacinação. Foto: Divulgação/mt.gov

Três sequestradores com mandados de prisão expedidos, um deles candidato a vereador no município de Souto Soares, a cerca de 477 km de Salvador, foram presos na terça-feira (12) por equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil. Ediclei Francisco de Souza, o "Queque", disputaria uma vaga no Poder Legislativo municipal pelo Partido Socialista Liberal (PSL).



Queque, que já tinha passagem por homicídio,foi preso no povoado de Cisterna, em Souto Soares, mesma cidade em que a polícia capturou, Cirlândio José de Souza, mais conhecido como "Landinho" que estava na localidade de São Domingos. Já Émerson Cruz Lima estava no município de São Felipe, a cerca de 178 km de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, o trio era um dos responsáveis pelo no tráfico de drogas na região de Irecê. Eles autuaram em casos de extorsão mediante sequestro ocorridos este ano na área.

Queque, Landinho e Émerson prestaram depoimento na sede do Draco, localizada no prédio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e já foram encaminhados para o Complexo Penitenciário de Mata Escura. Foto: Divulgação/SSP-BA

Cafe beira rio
Abreu