Cidadão do Povo
Mauricio Dias

As vendas de Natal este ano cresceram 6% em relação ao apurado em 2016, movimentando R$ 51,2 bilhões, segundo dados da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping. De acordo com Alshop, a evolução das vendas no período foi influenciada pelos sinais de recuperação lenta e gradual do mercado de trabalho, em um cenário de queda da inflação e redução da taxa básica de juros.

Também impactaram positivamente o varejo de fim de ano as liberações das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e o saque do PIS/Pasep. "Tivemos um faturamento importante, vínhamos de dois Natais em queda", avalia o presidente da entidade, Nabil Sahyoun.

No ano, os segmentos que mostraram as maiores variações nominais foram brinquedos, com alta de 10% ante 2016, seguido de óculos, bijuterias e acessórios, com 9,2%. Destaque também para o número de empregos temporários gerados durante o período natalino, que teve  um aumento de 5% ante o registrado em 2016. *Informações da Agência Estado - Foto: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cafe beira rio
Abreu