Cidadão do Povo
Mauricio Dias

O Ministério do Turismo divulgou nesta quinta-feira (14) o levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro e 150 municípios baianos foram citados na lista, resultado que representa um aumento de 28% se comparado às 117 cidades numeradas na última edição, atualizada em 2016.

Em 2017, foram incluídos 52 destinos baianos e outros 19 saíram. As regiões turísticas seguem sendo 13 no total. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, o que também significou crescimento em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.



“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo, Marx Beltrão.



O município de Jacobina vem melhorando a sua posição no Mapa do Turismo Brasileiro, integrando a categoria C, que inclui aqueles destinos com fluxo de turistas domésticos e internacionais. Jacobina a partir dessa posição no referido Mapa se situa no mesmo patamar da categoria de municípios como Maragogipe, Itaparica, Cachoeira, Santo Amaro, Amargosa, Simões Filho e outros.



De acordo com o novo mapa, 53 municípios da Bahia estão nas categorias A, B e C. Como exemplo, temos destinos como Bom Jesus da Lapa, Ilhéus, Itacaré, Lençóis, Porto Seguro e Salvador. Os demais 97 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, mas alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional. Fotos: Reproduções/Internet

Cafe beira rio
Abreu