Cidadão do Povo
Mauricio Dias

O Natal já bate à porta e, com ele, chega também um dos espetáculos mais esperados pela comunidade: o Auto de Natal da Yamana Gold está marcado para 01 de dezembro, em Jacobina. O espetáculo é uma criação da Organização Não Governamental Teatro de Tábuas, com o apoio do Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, responsáveis pelas ações sociais da empresa.

Para este ano, o Teatro de Tábuas preparou um espetáculo inspirado na filosofia da “Árvore da Vida”. Intitulado “O Auto da Semeadura do Mundo”, a peça mostra ao público o quanto o bem e o mau estão dentro de cada uma das pessoas. O elenco é composto por atores, bailarinos, artistas circenses e músicos. Um anjo ingênuo e uma diaba faceira vão trazer uma dose picante de humor à narrativa.

Estruturada em uma simbiose entre o cordel nordestino e os contos mineiros, a trama traça um paralelo entre a vida dos personagens e uma árvore que nasce e floresce aos olhos atentos de cada espectador. Sem ter receio de fazer perguntas, a montagem traz à tona a complexidade de fatos e fatores que influenciam a forma final da árvore, que representa os indivíduos.

O espetáculo tem direção geral de Jorge Luís Braz, assistência de direção de Dirceu de Carvalho e direção musical e composição de Allê Trajan. A classificação é livre e a comédia musical tem duração aproximada de 60 minutos.

Sobre o Auto de Natal

O evento é realizado anualmente e os espetáculos são encenados em um palco itinerante, montado em uma carreta de 15m de comprimento e 10m de altura. Para a analista de comunidades da Jacobina Mineração, Isadora Souza, a iniciativa reforça o compromisso social da Yamana Gold.

“O Auto de Natal é um evento que envolve toda a comunidade e que leva entretenimento, cultura e lazer às regiões onde a Yamana está inserida. Isso é parte da nossa base de desenvolvimento sociocultural. Esperamos que, como nos anos anteriores, a comunidade se deixe encantar pela magia das festas de fim de ano e aproveite o espetáculo que está sendo preparado com muito comprometimento”, ressalta.

Além de passar por Jacobina, o Auto de Natal 2017 também vai ser realizado nas cidades de Alto Horizonte, Campinorte e Nova Iguaçu de Goiás, que integram a comunidade da Mineração Maracá Indústria e Comércio, unidade da Yamana Gold.

Sobre o Instituto Yamana

Criado em 2012, o Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental tem como objetivo principal promover o desenvolvimento nas regiões onde atua por meio de iniciativas educacionais, sociais, ambientais e culturais, contribuindo para o desenvolvimento local por meio de ações, projetos e programas específicos, respeitando a diversidade cultural e características locais.

O Instituto Yamana é o responsável pela gestão e desenvolvimento dos programas de responsabilidade socioambiental da companhia e o faz por meio de parcerias com instituições para estimular pesquisas, incentivando ainda o conceito de voluntariado, a ética, cidadania e a democracia.

Sobre o Teatro de Tábuas

O Teatro de Tábuas é uma companhia de arte e entretenimento que investiga, cria, experimenta e desenvolve processos criativos com diversas linguagens artísticas. O grupo é especialista em criar estruturas itinerantes únicas e surpreendentes.

Com sede em Campinas (SP), possui 50 colaboradores diretos e indiretos envolvidos na gestão e produção dos conteúdos e uma área de 4.000 m², com salas de ensaio, laboratórios de figurino, cenário, informática, iluminação, som e imagem, produção e comunicação, além de um pequeno cinema, administração e áreas de convivência.

Serviço: Auto de Natal - “O Auto da Semeadura do Mundo”
Data: 01 de dezembro (sexta-feira)
Local: Praça da Matriz
Horário: 20h *em caso de chuva, o espetáculo terá início às 20h30, persistindo às 21h

Cafe beira rio
Abreu