Cidadão do Povo
Mauricio Dias

O Esporte Clube Vitória já tem seu novo presidente eleito, o escolhido em votação dos seus associados na noite desta quarta-feira (13) foi Ricardo David, que venceu o pleito em primeiro turno com 52,32% dos votos válidos.  

Em seu discurso após anunciado o resultado, disse: “Eu me preparei para isso. Agradeço a Deus a responsabilidade que está me dando. Eu sei da enorme responsabilidade. É um exército de quase três milhões de pessoas que esperam de mim tudo aquilo que eu prometi. Vou trabalhar com todo afinco, todo amor que norteou a minha reação com o Esporte Clube Vitória. Quero Avisar ao Conselho que teremos uma relação pacífica e republicana”, afirmou Ricardo, em entrevista coletiva.

Ricardo David ainda agradeceu aos sócios. “Minha primeira relação no Esporte Clube Vitória foi com os sócio-torcedores. Eles me deram essa confiança. Tenho certeza que vou honrar cada minuto, cada segundo que estiver à frente desse clube. Ao torcedor rubro-negro, espere total dedicação de minha parte. Vou dar tudo de mim. Nunca me preparei tanto na minha vida”, finalizou. Foto: Maurícia da Matta/EC Vitória

Nem mesmo com todo o apoio do torcedor que lotou o Maracanã nesta quarta-feira (13) foi suficiente para dar o título ao Flamengo. Diante de um  Independiente aguerrido e organizado, o Rubro-Negro empatou por 1 a 1 e viu o troféu da Copa Sul-Americana ficar com os argentinos em pleno Rio de Janeiro. O título da edição de 2017 foi o segundo da história do Rei de Copas. A outra conquista foi em 2010, quando o Independiente bateu o Goiás na decisão. Foto: Site/Flamengo

O Flamengo e o Independiente, da Argentina, decidem nesta quarta-feira (13) a Copa Sul-Americana, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã. A partida será transmitida ao vivo por canais de televisão aberta e fechada.

Como perdeu o primeiro jogo por 2x1 em Buenos Aires, o rubro-negro carioca precisa de uma vitória por dois gols de diferença para levar o título no tempo normal. Uma vitória pelo placar mínimo leva o duelo para a prorrogação. Caso persista a igualdade, o troféu será decidido nos pênaltis. Os mais de 60 mil ingressos para a decisão foram esgotados. Foto: Reprodução/Peixe Urbano

Duas semanas depois de erguer o troféu do tricampeonato da Copa Libertadores, o Grêmio volta a campo nesta terça-feira (12) em busca do segundo título mundial. Às 15h (horário de Brasília), o Tricolor enfrenta o Pachuca, do México, na semifinal do Mundial de Clubes em Al Ain, nos Emirados Árabes. Quem vencer vai para a decisão com o vencedor de Real Madrid ou Al Jazira, que se enfrentam amanhã, quarta-feira (13).

Os brasileiros comandados pelo técnico Renato Gaúcho farão a estreia na competição, enquanto o time adversário teve de passar pelo Wydad Casablanca, do Marrocos, no último sábado (9). O desfalque na equipe gaúcha  é o volante Arthur, que fraturou o ligamento do tornozelo esquerdo e sequer viajou para o Oriente Médio. Se a partida terminar empatada no tempo normal, haverá prorrogação, com possibilidade de pênaltis. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O campeonato Intermunicipal conheceu neste domingo (10) mais um campeão inédito. Desta vez, o grito de "é campeão!" foi da Seleção de Eunápolis. Fora de casa, os eunapolitanos ficaram no empate de 2 a 2 com a Seleção de Euclides da Cunha. Mas, no jogo de ida, Eunápolis não desperdiçou a chance de construir a história do título e goleou seu adversário por 5 a 0.
 
Após a partida, a diretoria da Federação Bahiana de Futebol realizou a cerimônia de premiação aos campeões e vice-campeões de 2017. O troféu de campeão do Intermunicipal 2017 levou o nome do maior cantor de Reggae do Brasil, o baiano Edson Gomes. Já o troféu de vice-campeão levou o nome de Alberto Pereira de Souza. Bertinho, como é conhecido, é uma importante personalidade do Município de Maragojipe/Ba. Este foi o terceiro troféu de vice recebido por Euclides da Cunha. FBF - Foto: Geovan Santos / Ligeirinho no Esporte

Guilherme Bellintani comemora sucesso na eleição para presidência do Bahia

O Esporte Clube Bahia tem um novo presidente. Em eleição realizada neste sábado (9), na Arena Fonte Nova, Guilherme Bellintani, da chapa "Bahia 3.1", teve  82% dos votos dos associados do clube. O pleito do Esquadrão de Aço foi marcado pela polêmica das urnas 19 e 20, que contaram votos de sócios que regularizaram a sua situação junto ao clube a partir do dia 1º de dezembro. Fernando Jorge prometeu levar o caso para a Justiça. Guilherme Cortizo Bellintani, de 40 anos de idade, é empresário e ex-titular da secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador. A principal proposta do mandatário enquanto candidato era dar seguimento e evoluir o trabalho desenvolvido por Marcelo Sant'Ana e Pedro Henriques. BN - Foto: Divulgação

Independiente e Flamengo fazem nesta quarta-feira (6), em Buenos Aires, a primeira partida da decisão da Copa Sul-Americana. Será às 21h45 (horário de Brasília) com transmissão ao vivo por canais de televisão. O segundo e último jogo será na próxima quarta-feira (13), no Maracanã.

O campeão assegura vaga na Libertadores de 2018, mas o Flamengo já tem esse direito por ter se classificado entre os seis primeiros colocados no Campeonato Brasileiro. Se o time carioca for o campeão, automaticamente abrirá vaga para o Vasco na Libertadores. Foto: Gilvan de Souza/Divulgação/Flamengo

Em um domingo cheio de emoções e com 30 gols, o Campeonato Brasileiro terminou ontem (3) com o Corinthians campeão por antecipação e quatro times rebaixados para a segunda divisão em 2018: Coritiba, Avaí, Ponte Preta e Atlético Goianiense.

Conseguiram vaga direta para a Libertadores do ano que vem o Corinthians (72 pontos), Palmeiras (63), Santos (63),  Grêmio (62), Cruzeiro (57) e o Flamengo (56). O Vasco (56) e a Chapecoense (54) irão para a fase da pré-Libertadores. Se o Flamengo for campeão da Sul-Americana dia 13 próximo, no Maracanã, diante do Independiente, da Argentina, abrirá vaga para o Vasco na fase direta da Libertadores.

O sorteio que definiu a tabela dos oito grupos da Copa do Mundo Rússia 2018 aconteceu nesta sexta-feira (1º), em Moscou, capital da Rússia. A seleção brasileira conseguiu escapar de enfrentar as equipes da Inglaterra e da Espanha na primeira fase, ficando no grupo E, com as seleções da Suíça, Costa Rica e Sérvia.

Confira como ficaram os grupos:

Com gols de Felipe Vizeu no segundo tempo, o Flamengo venceu o Junior Barranquilla por 2x0, ontem (30), na Colômbia, e agora vai decidir em dois jogos a Sul-Americana com o Independiente, da Argentina. Os melhores em campo foram o goleiro César, que pegou um pênalti, e Juan e Paquetá, com excelente atuação pela equipe brasileira.

A primeira partida contra os argentinos será dia 6 de dezembro em Buenos Aires e a finalíssima dia 13, no Maracanã. O campeão terá vaga automática na Libertadores do ano que vem. Antes, domingo que vem, em Salvador, o Flamengo faz sua última partida pelo Campeonato Brasileiro, enfrentando o Vitória. Foto: Gilvan de Souza / Flamengo / Divulgação

Nesta sexta-feira (1º), às 13h (horário de Brasília) começa, em Moscou, a solenidade que vai definir os oito grupos da primeira etapa da Copa do Mundo, a ser disputada na Rússia no ano que vem. Cada grupo terá quatro países. Em cada grupo, só podem ser sorteados no máximo dois países europeus e apenas um país de cada uma das confederações restantes.

Os 32 países que irão disputar a Copa foram distribuídos em quatro potes com oito seleções em cada. A Rússia, como país-sede, se juntará aos sete melhores do ranking de outubro para formar o pote 1, com todos os cabeças-de-chave. Nesse pote, tem uma bolinha de cor vermelha e outras sete de outra cor. A bola vermelha será a primeira a ser sorteada e nela tem o nome da Rússia, que vai ser a cabeça-de-chave do grupo A.

O Grêmio venceu o Lanús por 2x1, ontem à noite, em Buenos Aires, na Argentina, e conquistou pela terceira vez a Taça Libertadores da América. O time brasileiro foi superior tecnicamente durante toda a partida. Com esse resultado, o Grêmio está garantido no Mundial de Clubes da Fifa, que começa em dezembro. A equipe gaúcha volta a jogar no próximo domingo (3), contra o Atlético-MG, no estádio Independência, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, que agora conta com mais uma vaga para a Libertadores de 2018. Foto: Reprodução

Fonte: FBF

A temporada 2018 do futebol baiano já tem data definida para começar. Será em 21 de janeiro. Neste dia, a bola rola no maior campeonato estadual do Norte-Nordeste. O Baianão 2018 promete muita emoção. Serão 13 jogos até o dia 8 de abril, quando será conhecido o campeão. A competição reunirá dez clubes. São eles Vitória, Bahia, Juazeirense, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira, Atlântico e Jequié.
 
Os participantes ficarão em um mesmo grupo para a primeira fase. Todos se enfrentarão em jogos apenas de ida e os quatro melhores classificados avançarão para a semifinal. O último colocado será rebaixado para a Série B. Já a semifinal e a final serão disputadas em jogos de ida e volta.
 
Nesta quarta-feira (22), a Federação Bahiana de Futebol divulgou a tabela, o regulamento e o plano de ação da Série A do Baianão 2018. Com a divulgação antecipada, a entidade atende o que determina a Lei Nº 10.671/03 do Estatuto de Defesa do Torcedor, que estabelece prazo de 60 dias para a publicação na íntegra do regulamento, plano de ação e tabela do campeonato, contendo as partidas a serem realizadas.
 
Confira abaixo tabela, regulamento e plano de ação da Série A do Baianão 2018:

Regulamento
 
Tabela Baianão Série A

Apesar de pela primeira vez disputar uma final do Intermunicipal, Eunápolis entrou em campo neste domingo (26) como uma Seleção já acostumada a decidir títulos. Os eunapolitanos dominaram e golearam Euclides da Cunha por 5 a 0 na partida de ida da decisão. Os gols da vitória foram marcados por Lukinhas, duas vezes, Rafael, também duas vezes, e Felipe. Com o resultado, os donos da casa colocaram uma mão na taça de campeão.

Para conquistar o título inédito, Eunápolis pode até perder por quatro gols de diferença no jogo de volta, no dia 10 de dezembro, em Euclides da Cunha. Aos euclidenses resta um triunfo por cinco gols de diferença, para levar a decisão para os pênaltis, ou por seis gols de diferença para conquistar a taça no tempo regulamentar. FBF - Foto: Geovan Santos / Ligeirinho no Esporte

Após triunfo de virada do Esporte Clube Vitória sobre a Ponte Preta pelo placar de 3x2, na tarde deste domingo (26), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, os torcedores da Macaca, revoltados, invadiram o campo e promoveram quebra-quebra, além da tentativa de agredir os jogadores da equipe local. A polícia precisou intervir e entrou em confronto com a torcida.

Os jogadores de Vitória e Ponte desceram para os vestiários correndo e o árbitro Ricardo Marques encerrou a partida antes do final do tempo regulamentar. Como o confronto já havia passado dos 30 minutos do segundo tempo, o resultado daquele momento foi mantido. O Vitória agora ocupa o 15º lugar e enfrenta o Flamengo na última rodada, domingo (3), no Barradão. Foto: Reprodução/Youtube

O Bahia voltou a perder no Brasileirão neste domingo (26), diante da Chapecoense na Fonte Nova por 1 a 0, com gol do atacante Wellington Paulista, aos 44 minutos do primeiro tempo. Com a derrota neste jogo válido pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia praticamente deu adeus à luta por uma vaga na Copa Libertadores de 2018.  

O time baiano deixou o campo sob vais dos mais de 35 ml torcedores presentes no estádio. Com esse resultado o Bahia caiu para 11ª colocação na tabela de classificação. Já a Chapecoense chegou subiu para o nono lugar com 51 pontos. O Esquadrão de Aço encerra sua participação no campeonato no próximo domingo contra o São Paulo no Morumbi. Foto: Divulgação/E.C. Bahia

Com sua melhor campanha em campeonatos brasileiros na era dos pontos corridos com 20 clubes, o Bahia busca continuar sonhando por uma vaga na Libertadores, conquista que não ocorre desde 1989. Neste domingo (26), às 18h (horário da Bahia), na Arena Fonte Nova, o confronto será contra a Chapecoense, pela penúltima rodada da Série A deste ano. Nos três jogos do Bahia contra a equipe catarinense, são duas derrotas em 2012 e um empate este ano. Cerca de 30 mil ingressos já haviam sido vendidos neste sábado (25). O Bahia tem a 5ª melhor campanha como mandante da competição, com 34 pontos em 18 jogos. A Chapecoense vem a Salvador também em busca de atingir uma marca na Série A: sua melhor campanha fora de casa. Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Os jogadores do Vitória vão ter a missão de garantir mais que os três pontos quando entrarem em campo neste domingo (26), às 16h (horário da Bahia), diante da Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O confronto no interior de São Paulo vale também a permanência do rubro-negro na primeira divisão.

Com 40 pontos, o Leão entrou na zona de rebaixamento por conta do triunfo de 2x1 do Sport sobre o Fluminense, no sábado (25), no Maracanã, e precisará ganhar da Macaca para entrar na última rodada fora do Z4. Nem o empate serve, pois o Sport tem 42 pontos. O time paulista, com 39, também tenta sair da degola. Fonte: Correio da Bahia - Foto: Maurícia da Matta/EC Vitória

O América-MG conquistou mais um título em sua história, sagrando-se Campeão Brasileiro da Série B 2017, numa disputa acirrada contra o poderoso Internacional. O América juntou sua apaixonada torcida em Belo Horizonte para comemorar essa importante conquista. O gol especial da vitória por 1 a 0, sobre o CRB, no estádio Independência, foi marcado neste sábado (25) por Rafael Lima, aos 20 minutos do segundo tempo. Com 73 pontos, o América fecha essa temporada com sucesso. Foto: Divulgação

De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Esporte Clube Bahia tem apenas 6,5% de chances de voltar a disputar a Libertadores da América, competição que o tricolor participou há 29 anos. Entretanto, o Esquadrão de Aço  está muito próximo de uma vaga na Copa Sul-Americana. O apontamento dos matemáticos da UFMG dá 91,7% de chances. O Bahia volta a campo no próximo domingo (26), contra a Chapecoense, na Arena Fonte Nova. No momento, o time ocupa o décimo lugar, com 49 pontos conquistados.

Já a situação do Vitória é a seguinte: de acordo estudo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o rubro-negro tem 37% de risco de rebaixamento. Com 40 pontos, o time figura na 16ª posição do campeonato. O levantamento tem como base o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes no certame, bem como a dificuldade dos confrontos em função dos adversários. O próximo compromisso do Vitória é justamente com a Ponte Preta, rival direto na briga contra a degola. O duelo acontecerá no domingo (26), às 16h (horário de Salvador), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).

Cafe beira rio
Abreu