Cidadão do Povo
Mauricio Dias

O ator e comediante Jerry Lewis morreu aos 91 anos neste domingo (20). Conhecido como "Rei da Comédia", ele é um dos maiores comediantes de todos os tempos. O agente do ator confirmou que Lewis morreu nesta manhã em sua casa em Las Vegas, no estado norte-americano de Nevada. Entre junho e agosto deste ano, ele ficou hospitalizado para tratar de uma infecção urinária. Ainda não há informação sobre o que levou à morte do comediante.



A última apresentação de Lewis nos palcos ocorreu no hotel South Point, em Las Vegas, em outubro do ano passado. Além de influenciar uma geração inteira de comediantes e ser um ícone do riso, Jerry também conduziu causas humanitárias, como seu programa beneficente anual do Dia do Trabalho para a Associação de Distrofia Muscular, que ele começou a apresentar em 1952. Foto: Reprodução

O cantor, compositor e músico carioca Luiz Carlos dos Santos, o Luiz Melodia, morreu, na manhã desta sexta-feira (4), no Rio de Janeiro. Aos 66 anos, o cantor lutava contra um câncer que atacou a medula óssea. Ele morreu durante esta madrugada, por volta das 5h.

A informação foi confirmada por Renato Piau, guitarrista que tocou com Melodia, após ligação para a família do artista. Melodia chegou a fazer um transplante de medula óssea e resistiu ao procedimento, mas não vinha respondendo bem à quimioterapia.

Luiz Melodia foi internado no dia 28 de março no Hospital Quinta D’Or, na Zona Norte do Rio, para fazer sessões de quimioterapia no combate a um mieloma múltiplo (tipo de câncer de sangue), diagnosticado meses antes.



Segundo boletim médico divulgado na época pela produção do músico, com o início da quimioterapia, houve uma baixa glicêmica e acidez sanguínea. Por isso, o cantor permaneceu internado no CTI. O câncer voltou e o estado de saúde de Melodia se agravou bastante nesta quinta-feira (3).

Após a notícia da morte do cantor, a diretoria da escola de samba Estácio de Sá decidiu se reunir, ainda na manhã desta sexta-feira, para decidir como será a agenda na quadra da escola ao longo do dia. De acordo com a assessoria de imprensa da escola, a família avalia realizar o velório do cantor na quadra da agremiação.

Luiz Melodia nasceu no Morro do São Carlos, no Estácio, Região Central do Rio. Sua ligação afetiva com o berço foi eternizada por ele em uma de suas mais célebres canções, “Estácio, Holly Estácio”, na qual determinava que “se alguém quer matar-me de amor, que me mate no Estácio”. O músico nasceu em 7 de janeiro de 1951 no Morro do Estácio, no Rio de Janeiro. Filho único, começou sua caminhada na música após ver seu pai tocando em casa. G1 - Foto: Reprodução

*A Tarde

As unidades de Farmácia Popular fecharam em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, os gastos para o programa que atendia cerca de nove milhões de pessoas chegavam a R$ 100 milhões por ano. A partir de agora, toda a verba será gasta na compra de remédios, e o governo anuncia que deve repassar o acréscimo de 10% diretamente aos estados ou municípios.

O governo federal alega que os custos dos aluguéis e funcionários das farmácias populares consumiam 80% dos recursos do programa e que tomou a decisão para poupar dinheiro e conseguir comprar os medicamentos. Agora, alguns destes remédios podem ser retirados nas farmácias credenciadas que já atendem ao programa e outros apenas nos postos de saúde.

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) convocou um total de 4.693 beneficiários de auxílio-doença na Bahia para uma revisão. Em todo o Brasil são 55.152 pessoas convocadas a fazer o agendamento para uma nova perícia sob pena de ter o benefício suspenso.

Esta é a segunda convocação feita pelo INSS para revisão de benefícios. A ação faz parte da operação pente-fino que o instituto vem fazendo sobre os benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Ao todo, serão convocados 1,5 milhão de pessoas que estão sem perícia há mais de dois anos. Dessas, 530 mil recebem o auxílio-doença e mais de 1 milhão são aposentados por invalidez com menos de 60 anos. Foto: Reprodução

O estudante Gilson dos Santos Junior faleceu na madrugada deste sábado, 29 de julho de 2017, vítima de um suposto infarto em Jacobina. Segundo informações, Gilson usava marca-passo, ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Antonio Teixeira Sobrinho, porém não resistiu e veio a óbito.

Na rede social Facebook, na página CEEP Caminhos do Felicidade, foi publicada uma nota de pesar, onde professores e colegas lamentam o passamento de Gilson que era estudante do 2° ano no curso Técnico em Informática. O corpo de Gilson segue sendo velado na Sala de Velórios de Jacobina e o sepultamento está marcado para às 17h, no Cemitério Jardim da Saudade. Augusto Urgente

Com o objetivo de reduzir a mortalidade neonatal, em bebês de até 28 dias, o Ministério da Saúde (MS) lançou, hoje (17), um conjunto de ações denominado Estratégia Qualineo, em Salvador. A iniciativa foi lançada na capital baiana e será implantada, inicialmente em dez estados prioritários, nos quais morrem mais de 11 bebês para cada 1 mil nascidos vivos: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe.

Segundo o levantamento do Ministério da Saúde, a Bahia tem a segunda maior taxa de mortalidade de recém-nascidos: são 13,7 para cada 1 mil nascidos vivos em 2014. O estado fica atrás somente do Amapá, onde a taxa é de 16,2. A média brasileira é de 9,9 para cada 1 mil nascidos vivos. O plano integra outros programas já existentes do Ministério da Saúde e dá continuidade à Rede Cegonha, que atende as mães desde o planejamento reprodutivo até a gestação, pré e pós-parto.

“No Brasil, hoje, a gente tem a prematuridade como carro-chefe da morte neonatal. A prematuridade está relacionada à assistência materna. Então, se tem muito prematuro, eu tenho que ver como essa mulher está sendo assistida. Se o bebê morre até seis dias de nascido eu também posso responsabilizar a atenção básica, na gestação”, explica a conselheira técnica do ministério Liliane Augusto, que vai coordenar e acompanhar o preparo das equipes.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que o governo vai implantar um sistema de biometria para reunir dados de pacientes e controlar o trabalho de profissionais da rede pública. “Vamos parar de fingir que a gente paga médicos e o médico fingir que trabalha. Isso não está ajudando a saúde do Brasil.” A ideia é criar um controle de produtividade, em que profissionais cumpram a jornada de trabalho, na qual determinadas atividades terão de ser cumpridas. Como exemplo, ele citou consultas. A Organização Mundial da Saúde indica que uma boa consulta deve demorar, no mínimo 15 minutos.
 
“Um médico que tem quatro horas de concurso, ele pode dedicar cinco minutos para cada paciente e ir embora. Temos de ter uma média de desempenho”, acrescentou. Ainda segundo o ministro, a mesma lógica será aplicada para outras especialidades. Quem não cumprir o prazo determinado estará sujeito a um processo administrativo. A ideia do governo é informatizar todas as unidades básicas de saúde até o fim de 2018. Para isso, a pasta deverá repassar um recurso mensal suficiente para financiar 50% dos custos empresa fornecedora dos serviços.
 
De acordo com Barros, em locais onde a estrutura já foi montada, cerca de metade dos médicos pede demissão. “Eles têm vários trabalhos, não conseguem cumprir a jornada e acabam abandonando o serviço quando há maior controle da jornada”. O ministro afirmou que a média de comparecimento de médicos identificada até o momento é de 30%. “Isso vai mudar com a biometria”, completou.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta segunda-feira o lote 486773A do medicamento genérico Omeprazol 40 mg, pó liofilizado para solução injetável. O remédio é usado para o tratamento de úlceras gástricas e gastrite e o lote suspenso pela Anvisa foi fabricado pela Eurofarma Laboratórios S.A e tem validade até dezembro de 2017.

De acordo com a agência, a própria Eurofarma afirmou que o lote apresenta falhas técnicas nos rótulos. A empresa será a responsável pelo recolhimento do lote 486773A do Omeprazol. A Anvisa aconselha que o consumidor que tiver Omeprazol do lote suspenso entre em contato com o serviço de atendimento (SAC) do fabricante para ser orientado sobre a troca. Os outros lotes do medicamento podem ser usados normalmente. Veja- Foto: Ilustração

Morro do Chapéu registrou 11° na mínima durante esta madrugada

A temperatura tem caído bruscamente nos últimos dias em toda a Bahia. Na manhã desta quarta-feira (5), a mínima ficou em 10° nos dez municípios mais altos do estado. Oito deles estão situados na Chapada Diamantina. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas seguem baixas nos municípios de Piatã, Rio de Contas, Barra da Estiva, Ibicoara, Bonito, Mucugê, Maracás, Vitória da Conquista, Novo Horizonte e Seabra.

Ainda segundo o Inmet, em todas as cidades citadas a máxima pode chegar a 25° ao longo do dia. Em Morro do Chapéu os termômetros marcaram 11° no amanhecer desta quarta-feira. Na região de Jacobina o frio também foi mais intenso nesta madrugada, chegando a 14° na mínima. *Informações BN - Foto: Reprodução

Faleceu aos 64 anos no final da noite deste domingo (2), na cidade de Serrolândia, vítima de um suposto infarto fulminante, a ex-prefeita Noelia Sousa Oliveira. Professora de carreira, Noelia foi eleita vereadora e prefeita do município de Serrolândia, exercendo o mandato de gestora entre anos de 2005 a 2008, quando prestou relevantes serviços a sociedade.

O corpo da ex-prefeita está sendo velado em sua residência, na Avenida Manoel Roque Rodrigues, onde permanece até as 11h, quando sairá para o salão nobre da Câmara Municipal de Vereadores. O sepultamento de Noelia, que deixa marido, filho e neto, além de irmãos e demais familiares enlutados, ocorrerá nesta segunda-feira, às 15h no cemitério local. Foto: Reprodução/Internet

Faleceu na noite desta terça-feira (20), por volta das 20h, no Hospital do Aeroporto em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, o médico clínico Rômulo Pinheiro, 68 anos, após ser submetido a procedimento de cateterismo. O médico havia sofrido infarto seguido de edema pulmonar agudo no último sábado (17) quando dava plantão no hospital municipal de Ourolândia.

Com 40 anos atuando na medicina, Dr. Rômulo Pinheiro trabalhava há quase duas décadas no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, além de prestar serviços ultimamente no município de Ourolândia, algumas Unidades Básicas de Saúde e atuar também como Legista do Instituto Médico Legal, núcleo de Jacobina.

Dr. Rômulo deixa esposa, dois filhos e netos. Muitas foram as manifestações de pesar publicadas nas redes sociais pelos seus pacientes, amigos e colegas de trabalho. Informações dão conta que seu corpo será velado na Casa de Velório em Jacobina e seu sepultamento deve ocorrer na manhã desta quinta-feira (22) no cemitério Jardim da Saudade. Foto: Arquivo/Família

Hoje, dia 14 de junho, é celebrado em todo mundo, o Dia Mundial do Doador de Sangue. No Brasil, mais especialmente na Região Nordeste do país, a data é próxima do São João, um dos festejos mais aguardados pelo povo nordestino, que acontece 10 dias depois. O evento é caracterizado pela forte presença dos fogos de artifício, que são soltos em diversas partes da região, além do grande movimento nas estradas.

A questão é que, com o descuido de muitas pessoas, a festa, que é sinônimo de alegria e diversão, pode acabar se tornando um verdadeiro transtorno, uma vez que é comum muita gente se machucar com os fogos e acabar perdendo muito sangue com os acidentes. Isso sem esquecer, claro, os incidentes no trânsito, que são comuns.

Essa situação faz com que a demanda dos bancos de sangue aumente em aproximadamente 22% nesta época do ano, já que os estoques são exigidos com maior frequência. Por outro lado, para ter uma reposição no mínimo eficiente, seria necessário um acréscimo em torno de 20% dos doadores de sangue, segundo a Fundação Hemoba.

A região de Jacobina, na Chapada Norte, formada por 20 municípios, recebe na próxima semana (12 a 14) o Mutirão de Cirurgias, ação do Governo do Estado, realizada por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Nesta etapa, a população terá acesso a cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica), histerectomia e colecistectomia. As consultas pré-operatórias serão feitas em unidades móveis que ficarão estacionadas em Jacobina, na Rua José Rocha, ao lado do Ginásio de Esportes e em frente ao estádio José Rocha.

O atendimento começa às 7h  e tem a capacidade de marcação de 180 consultas por dia. É necessário que o paciente já tenha a indicação médica de cirurgia e feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha, mas possua exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, pode comparecer ao local e apresentar os documentos exigidos.

Pacientes que farão procedimento de vesícula, para a realização do exame de ultrassonografia (USG), precisam estar em jejum. Os de histerectomia devem levar exame preventivo. As mulheres que ainda menstruam têm que apresentar o exame Beta HCG. De um modo geral, todos os pacientes devem levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem realizado. As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 19, no Hospital Padre Paulo Felber, em Miguel Calmon.

Para saber se está cadastrado para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no site do mutirão. O paciente ou o responsável também pode comparecer à Secretaria Municipal de Saúde de seu município e verificar se o seu nome consta na lista destinada aos que vão realizar o procedimento.

Nesta etapa, serão atendidos os municípios de Jacobina, Capim Grosso, Caem, Caldeirão Grande, Mairi, Miguel Calmon, Piritiba, Tapiramutá; Umburanas, Várzea Nova, Várzea da Roça, Mirangaba, Morro do Chapéu, Ourolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia e Várzea do Poço. *Com informações da Sesab - Foto: Ascom/Gov-Ba

Morreu em Catanduva (SP), na noite de sexta-feira (9), o humorista e escritor João Antônio Elias de Oliveira, de 72 anos, que ficou conhecido por interpretar o personagem Salim Muchiba, na Escolinha do Professor Raimundo, programa humorístico comandado por Chico Anysio.

De acordo com a família o humorista estava internado há 90 dias no Hospital Padre Albino, onde sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), durante uma cirurgia. Ele se recuperava em um quarto, mas precisou voltar para unidade intensiva depois que seu quadro piorou.

O ator que nasceu em Catanduva começou a carreira na rádio da cidade, nos anos 1950. Além de humorista, ele também era pintor e chegou a escrever sete livros. O humorista era casado há 46 anos e deixou três filhos e três netos. João Antônio Elias de Oliveira teve passagens pela Globo e pela Record. Foto: Reprodução

Em Reunião realizada na Câmara de Vereadores do Município de Ourolândia na última quarta feira (7), foi feito um balanço dos avanços no consórcio de saúde, e também no consórcio territorial que é presidido pelo Prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro. De forma patente, tanto a entidade territorial, quanto o consórcio de saúde têm um objetivo em comum, a implantação da policlínica de especialidades médicas para a cidade de Jacobina, por ser a cidade pólo regional e sede de região administrativa, e também por esta regional de saúde ter 50 mil habitantes a mais do que a região de Senhor do Bonfim.

O Prefeito de Ourolândia João Dantas falou da importância em se ter um prefeito bem articulado e aberto ao diálogo, como se tem hoje em Jacobina. “Através da articulação do Prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro, percebemos que os municípios tem avançado de forma significativa, hoje faltando apenas Miguel Calmon e Saúde, contudo o Prefeito de Miguel Calmon, Caca, enviou um representante e afirmou que se juntará a nós nesta luta” afirmou o Prefeito de Ourolândia, João Dantas.

O Prefeito Luciano Pinheiro deixou claro que esta luta deve ser um objetivo apartidário e apolítico, visando sim os avanços em assistência à saúde para nossa região. “ A grande verdade é que as coisas deveriam ter acontecido desde 2015, porém de nada adianta olhar pra trás, é hora de seguir e a maioria das prefeituras em nossa região a exemplo de Jacobina, houve alternância na gestão, o bom é vermos o engajamento da nossa região e hoje tivemos a notícia de que Mirangaba já enviou a Lei dos Consórcios de Saúde à Câmara Municipal, nunca duvidei que Caca seria um grande parceiro, e tenho certeza que o Prefeito Sérgio Passos e a Câmara de Vereadores de Saúde também se juntará a este bloco, e com certeza o Governador saberá olhar para esta região e destinar o devido recurso para a Policlínica” afirmou Luciano. Recentemente o município d Mundo Novo se mostrou disposto a deixar a regional de Itaberaba e juntar-se à Regional de Saúde de Jacobina. Ascom/ PMJ.

A campanha de vacinação contra a gripe se encerra em todo o país nesta sexta-feira (9), Dia Nacional da Imunização. A campanha começou no dia 17 de abril e originalmente era destinada a idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, que são os grupos mais vulneráveis aos quadros graves e complicações da gripe. No sábado, o Ministério da Saúde orientou que os estados e municípios disponibilizem a vacina para toda a população, e não só para os grupos considerados prioritários, como idosos e bebês.

Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na sexta-feira da semana passada, 76,7% do público-alvo havia sido vacinado, de um total de 54,2 milhões de pessoas. O ministério alerta sobre a importância do público-alvo se imunizar para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. A vacina disponibilizada nos postos de saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Segundo a pasta, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (5), a vacina contra a gripe está liberada para todos que procurarem os postos de saúde da rede pública. De acordo com o ministro da Saúde Ricardo Barros, ainda restam 10 milhões de doses de vacina contra a gripe em todo o país. Por isso a medida de estender a toda a população.

Estados e municípios serão orientados a ofertar a vacina para todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques. Até esta sexta-feira (2), 41,3 milhões de pessoas do público-alvo se vacinaram contra a gripe no país. O Amapá é o único estado que atingiu a meta até este momento, com 95,6% do público-alvo vacinado. A campanha foi prorrogada para até o dia 9 de junho com o intuito de alcançar a meta de vacinação que, neste ano, é de 90%.

Os estados com a maior cobertura de vacinação no país, até o momento, são: Amapá (95,6%), Paraná (84,9%), Santa Catarina (84,8%), Goiás (82,4%), Rio Grande do Sul (82%), e Pernambuco (81,3%). Já os estados com menor cobertura são: Roraima (60,8%), Pará (65,3%), Mato Grosso do Sul (67,8%), Mato Grosso (68,3%), Acre (68,9%), Bahia (70,9%) e Sergipe (71,5%). Entre as regiões do país, o Sul apresenta maio cobertura vacinal, com 83,7%, seguida pelas regiões Sudeste (76,6%), Centro-Oeste (75,5%); Nordeste (74,8%) e Norte (72,9%). Foto: Divulgação

Uma reunião entre o governador Rui Costa, o secretário estadual de Saúde Fábio Vilas-Boas, técnicos da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e gestores dos consórcios públicos de saúde discutiu nesta quinta-feira (25), na Governadoria, as especialidades que serão disponibilizadas nas policlínicas regionais, além dos roteiros dos ônibus que levarão os pacientes dos municípios vizinhos às unidades de saúde.

De acordo com a Sesab, as policlínicas de Jequié, Irecê, Guanambi e Teixeira de Freitas devem ser entregues em setembro deste ano. “Com a obra ficando pronta e os equipamentos sendo instalados, nós estamos passando o bastão para os consórcios de saúde. Estamos cuidando da gestão, padronização e da qualidade do serviço”, afirmou Rui. Cada unidade recebeu, em média, R$ 20 milhões de investimentos em obras e equipamentos. Juntas, as quatro policlínicas cobrirão 80 municípios e uma população de aproximadamente 1,87 milhão de pessoas.

As unidades de Santo Antônio de Jesus, Valença, Alagoinhas e Feira de Santana estão em fase de terraplanagem e limpeza do terreno, enquanto os serviços ainda serão iniciados na unidade de Camaçari. Os municípios de Paulo Afonso, Brumado, Senhor do Bonfim e Ribeira do Pombal também receberão as policlínicas regionais de saúde. Os consórcios públicos que administrarão essas unidades estão em processo de implantação, com exceção da região de Paulo Afonso, que já foi implantado. Neste modelo, o Estado fica responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das policlínicas, além de financiar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear os outros 60%. BN - Foto: Carol Garcia/ GOVBA

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou no final da tarde desta quinta-feira, 25, por meio da assessoria de comunicação, que a campanha de vacinação contra a influenza (gripe), que terminaria nesta sexta, 26, está prorrogada até o próximo dia 9 de junho. A medida, de acordo com o comunicado, foi adotada porque “mesmo com o esforço das três esferas de governo, o Brasil só atingiu 60,5% da população”.

Ainda de acordo com a Sesab, na Bahia, até esta quinta, “somente 1.917.522 pessoas tomaram a dose de vacina contra a gripe”. Na Bahia, 3,6 milhões de pessoas estão aptas a tomar a vacina, e a meta é vacinar 90% do público-alvo, cerca de 3,2 milhões de cidadãos. Na ultima atualização, cerca de 1,8 milhões de pessoas receberam a dose, sendo que os grupos de trabalhadores de saúde e de idosos tiveram maior adesão.

O ator Roger Moore, o mais célebre intérprete de James Bond na franquia de filmes '007', morreu aos 89 anos nesta terça-feira (23). A informação foi anunciada em um comunicado feito pela família do ator, e publicado no Twitter. Ele sofria de um câncer. “Com coração pesado, temos de partilhar a informação de que o nosso pai, Sir Roger Moore, morreu hoje. Estamos todos devastados”, diz o comunicado.

Após uma carreira de sucesso na TV britânica, Moore ganhou reconhecimento internacional ao desempenhar o papel do agente secreto “ao serviço de Sua Majestade”. Ele morreu na Suíça, depois de uma “curta mas aguerrida batalha contra um câncer”, segundo a família. O funeral ocorrerá em uma cerimônia privada no principado de Mônaco.

Natural de Londres, ele nasceu em 1927 e trabalhou como modelo na década de 1950. Numa entrevista ao The Guardian, em 2004, Moore recusava a ideia de que, para ter sucesso, é preciso ter carisma, sorte e talento em doses iguais. “Para mim tem sido 99% sorte. Não vale a pena ter talento se não se estiver no local certo à hora certa”, costumava dizer o ator. CB - Foto: Reprodução

Abreu
Cafe beira rio